Acadêmicos de Fisioterapia e de Estética e Cosmética participam de ação com idosos do Centro de Referência em Saúde do Idoso

Limpeza de pele, designer de sobrancelhas e orientações sobre riscos de acidentes domésticos foram repassadas aos idosos

Texto: Henrique Britto | Edição: Adriana Pessoa


Acadêmicos dos cursos de Estética e Cosmética e de Fisioterapia do Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES, participaram de ação com o público atendido pelo Centro de Referência em Saúde do Idoso, de Santarém. Dicas da área de estética com limpeza de pele e aconselhamentos quantos aos riscos de quedas que podem afetar a mobilidade, foram repassados durante a ação realizada na manhã desta sexta-feira, 30.


"Essa ação realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Fundação Esperança e o IESPES visa o fortalecimento das políticas voltadas a saúde da pessoa idosa, que ocorre anualmente no dia 1º de outubro", explica a nutricionista do Centro de Referência, Yasmim Alencar. Segunda ela, o objetivo da iniciativa é promover o acolhimento do idoso, tendo em vista que ele já contribuiu e trabalhou durante toda a vida.


Qualidade de vida

Há 9 anos recebendo atendimento no Centro de Referência, a aposentada Maria Luiza Dias, de 69 anos, conta que é sempre muito bem atendida pela equipe multiprofissional do Centro, mas que fica contente ao ver a presença de outras instituições de saúde realizando serviços diferentes. "Pelo que me lembro é uma parceria recente, mas ver estudantes auxiliando, torna os atendimentos que já são bem feitos, ainda melhores."


A aposentada Rosalina Ferreira Henrique, de 67 anos, começou a receber atendimento do Centro em agosto deste ano. Não deixou de aproveitar os serviços de estética prestados pelas acadêmicas. "Recentemente fiquei viúva e, pelo forma como sou atendida, posso dizer que aqui tem se tornado a minha segunda casa. Quando recebemos essas ações com os estudantes eu sempre procuro usufruir", conta.


Parcerias para a saúde

Para a acadêmica de Estética e Cosmética Anny Caroline Gamboa, os cuidados com embelezamento na melhor idade perpassam por questões estéticas e estão diretamente ligados à saúde. Ela explica que durante essa fase, muitos idosos têm a autoestima afetada, realidade que pode ser moldada com auxílio da estética. "As vezes são coisas simples, mas que farão toda a diferença. Por isso, a importância do curso de Estética estar presente nessas ações."


"Nós só temos a agradecer ao IESPES e a Fundação Esperança, porque é disso que nós precisamos para o fortalecimento do SUS. A atuação do sistema privado para que sejamos referência em nossa região", finaliza Yasmim Alencar.

Compartilhe:

Tags: , , , , ,