Dr. Bactéria participa do I Encontro de Biomédicos do Oeste do Pará

Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, palestrou e ministrou um minicurso no evento


O I Encontro de Biomédicos do Oeste do Pará ocorreu nos dias 10 e 11 de novembro, no auditório do IESPES. O evento trouxe palestrantes renomados de diversas áreas da saúde, como é o caso do Dr. Roberto Figueiredo, o ‘Dr. Bactéria’, reconhecido por apresentar o quadro “Tá limpo” do programa Fantástico, da Rede Globo de televisão. Já é a segunda vez que ele vem a Santarém.

Dr. Bactéria palestrou e ministrou um minicurso no evento sobre “Mudanças de hábitos – questões de atitudes” e “Microbiologia de Alimentos”. Pare ele, o encontro permitiu mostrar aos estudantes um mundo de possibilidades que a Biomedicina oferece. “A Biomedicina tem 32 áreas e somente na Microbiologia de Alimentos, existem diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Nessas oportunidades a gente procura despertar essa visão da amplitude da atuação de um biomédico nos jovens que estão em formação”.

O Encontro visa fortalecer a categoria, além de permitir a troca de conhecimento e network entre profissionais, acadêmicos e docentes. A organização foi de responsabilidade do Sindicato dos Biomédicos do Estado do Pará – Sinbiespa, em parceria com o curso de Biomedicina do IESPES. O evento teve uma vasta programação com palestras, cursos, oficinas e mesa interativa.

As palestras do evento possibilitam um debate amplo sobre a área da saúde, pois a programação conta com a participação de médicos, farmacêuticos, biomédicos, odontólogos e psicólogos. Para o coordenador do curso de Biomedicina, José Almir Rocha, isso contribui para discussão e para o aperfeiçoamento nas diversas áreas da Biomedicina.

O coordenador do curso também palestrou no evento e falou um pouco sobre o tema. “Eu palestrei sobre doenças tropicais típicas da Amazônia, como Malária, Leishmaniose, doença de chagas e outras, transmitidas por insetos que a gente chama de vetores”, detalha.

O presidente da Sinbiespa, Dorivaldo Manoel Ferreira, revela como surgiu a ideia de trazer o evento para Santarém. “Nós percebemos que muitos estudantes da região Oeste do Pará não tinham condições de participar do Encontro realizado em Belém. Então, nos reunimos e planejamos esse Encontro”. Ele adiantou que em março de 2022, o IESPES irá sediar o Congresso de Saúde.

Compartilhe:

Tags: , , , , ,