Estudantes do IESPES realizam ação na Gruta de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Alter do Chão

A atividade visa orientar as pessoas que vivem em situações adversas, com pouco acesso aos serviços de saúde

Professores e alunos do curso de Enfermagem e de Psicologia do IESPES realizaram ação voltada à saúde da mulher, com apoio do Projeto Luz e Ação da Amazônia e do Instituto Cabana do Tapajós, na Gruta de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na Vila de Alter do Chão, na quinta-feira, 24 de março. A atividade foi coordenada pela enfermeira e engenheira florestal Franciane Santana Matos, com participação dos professores do IESPES: Lúcio Meirelles, Elca Abreu e Jocileia Bezerra.

A ação teve como um dos objetivos orientar as pessoas que vivem em situações adversas, com pouco acesso aos serviços de saúde, além de levar explicações sobre prevenção do câncer do colo do útero. Nessa parceria com os profissionais e alunos do IESPES, os participantes do grupo de oração Unidos com Maria puderam ter atendimento de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas de enfermagem e acolhimento psicológico.     

O professor Jackson Matos, morador da Vila de Alter do Chão, fez a abertura, falando da importância do relacionamento universidade e comunidade, exaltando que ações de extensão, que buscam se aproximar da realidade social, trazem aos alunos uma compreensão que certamente dará uma consciência crítica e mais integrada com o saber tradicional, sendo que aqui ainda se tem uma forte relação com a planta e a natureza, sendo este um fator fundamental na busca por maior equilíbrio e,  consequentemente, uma saúde mais harmônica, a partir da vivência com a própria natureza e seus guardiões que são as populações e comunidades amazônicas.

Para o líder comunitário e juiz do Çairé, Osmar Vieira, "olhar a verdadeira realidade de nossa sociedade, dará aos alunos a certeza de serem bons profissionais, pois serão sementes que germinaram, sabendo atender  quem  realmente necessita, sem se preocuparem apenas com os que possuem melhores condições de pagar um plano de saúde, aprendendo com estes e se tornando pessoas melhores e profissionais comprometidos com as questões sociais que hoje têm grandes defasagens no acesso a saúde de alta qualidade".

Para o líder do grupo de oração, Sr. Gilberto, "ações como esta têm que se repetir várias vezes, pois une e engrandece o espírito da comunidade". A qualidade da ação foi bastante elogiada pelas mulheres que participaram e não mediram esforços tanto na organização, mobilização e limpeza do espaço, quanto na alimentação, tudo natural e regional.

Compartilhe:

Tags: , , , , ,